Yes Wedding

O site YW está em manutenção por conta da nova versão e em breve o login estará normalizado. Obrigada pela compreensão

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Pinterest
O Yes Wedding tem o maior prazer em receber suas sugestões, opiniões e comentários. Quanto as dúvidas individuais, conforme formos recebendo, tentaremos transformá-las em pautas de matérias futuras. Obrigada e volte sempre!

Contato

contato@yeswedding.com.br
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Pinterest

Sweet Home

PANC: Você sabe o que isso significa?

28/07/2020 por Mariah e Gabriela

  • Reprodução

    Feijão Guandu: dá pra consumir as ervilhas verdes ou o feijão seco

  • Reprodução / Instagram de Bárbara Cordovani

    Capuchinha: levemente picante, pode virar um delicioso pesto

  • Reprodução / Instagram de Bárbara Cordovani

    Folha de Abóbora: dá pra refogar (tipo couve), e ainda usar como recheio de tortas, pasteis ou em risotos!

  • Reprodução / Instagram de Bárbara Cordovani

    Coentro: esse vocês já conhecem. Mas, sabiam, que a raiz pode virar um delicioso crisp para pratos quentes?

  • Reprodução

    Ora pro nóbis: use as folhas cruas ou cozidas

  • Reprodução

    Peixinho: dá pra aproveitar as folhas cruas ou fritas!

   Se a sua resposta para a pergunta do título, aqui vai minha primeira dica: busque aprender! Tenho certeza de que depois que entender o que significa ,você será mais uma pessoa a ingressar no grupo dos apaixonados pelo tema!

   Bom, mas já dando uma pequena ideia do que se trata, PANC é a sigla para Plantas Alimentícias Não Convencionais, ou seja, muitos daqueles matinhos que encontramos espalhados por aí, seja em calçadas de ruas, rachaduras de muros, pedras, como intrusos no seu jardim ou tomando conta dos terrenos baldios. Se soubéssemos que muitos deles são comestíveis e possuem alto valor nutritivo, certamente elevaríamos o seu posto e colocaríamos à nossa mesa, em vez de descartá-los. Resumindo: são plantas comestíveis que não encontramos nas prateleiras à venda – ainda!

   É importante dizer que algumas plantas são classificadas como PANC (não convencionais) em algumas regiões do Brasil, mas como convencionais em outras que a usam normalmente. Dois bons exemplos são a ora-pro-nobis, em Minas Gerais, e a taioba, no Rio de Janeiro e outros estados.

   Mas não pense que o assunto se resume a isso. Dentro do grupo das PANCs, existem ainda as partes de plantas alimentícias não convencionais, que são partes nutritivas que não utilizamos de plantas que já consumimos como alimentos. Sabe aqueles pedaços que não costumamos aproveitar dos alimentos, como uma polpa ou um talo? Saibam que muitos desses pedaços e fragmentos podem ser utilizados e são nutritivos, como a poupa da banana verde que substitui a farinha, as folhas da batata doce para saladas e refogados, os brotos da abóbora que ficam deliciosos em recheios.

   Por fim, vou falar rapidamente sobre o preparo não convencional de plantas convencionais. Basicamente, são preparos novos para alimentos que consumimos normalmente, ou seja, receitas inovadoras aproveitando de maneiras diferentes as plantas comestíveis no seu dia a dia.

   Conseguiram entender que, quando conhecemos melhor as PANC, ou compartilharmos uma forma de preparo, estamos não apenas incrementando o nosso cardápio e introduzindo mais valor nutricional à nossa alimentação, mas também contribuímos com o meio ambiente ao divulgarmos alternativas para suprir às necessidades de todos?

   Que tal começar agora, indo atrás de algumas receitas com PANCs que são facilmente encontradas, como flor de abobora recheada, pato com jambu, ora pro nobis refogada.... ou uma salada com amor perfeito?

   Mas atenção!!! É importante estudar, pesquisar e conhecer bem as plantas para que você tenha certeza de que é realmente comestível! Para quem quiser saber mais, seguem alguns materiais que eu recomendo:

   - Guia Prático de PANC: Plantas Alimentícias Não Convencionais, de Guilherme Raniere, disponível online.


   - Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil, de Waldely Ferreira Kinupi e Harri Lorenzi, Ed. Plantarum.

Até a próxima!


Mariah e Gabriela
Paisagistas – Jardineiro Fiel
 

PS. No site da Embrapa estão disponíveis outros materiais sobre as PANCs. Clique AQUI e confira! ;)

Você também
pode gostar de...

Antena Yes

Casamento drive-in: Anna Gabriely...

Quando se conheceram há alguns anos,...

Materia

PANC: Você sabe o...

Se a sua resposta para a...

Materia

Dicas para organizar o...

Se existe um espaço na casa...