Yes Wedding

O site YW está em manutenção por conta da nova versão e em breve o login estará normalizado. Obrigada pela compreensão

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Pinterest
O Yes Wedding tem o maior prazer em receber suas sugestões, opiniões e comentários. Quanto as dúvidas individuais, conforme formos recebendo, tentaremos transformá-las em pautas de matérias futuras. Obrigada e volte sempre!

Contato

contato@yeswedding.com.br
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Pinterest

Sweet Home

Natal sem erros

18/12/2013

  • Ceia de Natal Vivi Barros (Foto: Divulgação)
  • Mesa de Natal by Mônica Dajcz (Foto: Divulgação)
  • Ceia de Natal Arroz de Festa (Foto: Divulgação)
  • Ceia de Natal Arroz de Festa (Foto: Divulgação)
  • Charlote de frutas vermelhas do Divani & Fusco (Foto: Divulgação)
  • Ceia de Natal Zest Cozinha Criativa (Foto: Divulgação)
  • Peito de peru recheado com frutas da Neka (Foto: Divulgação)
  • Brownie de colher da Neka (Foto: Divulgação)

Por Mafê Giembinsky

Para os recém-casados – e cozinheiros de primeira viagem – um Natal em família pode ser um verdadeiro estresse ao invés de um momento gostoso para curtir e descansar com pessoas queridas. É por isso que o YES WEDDING foi atrás dos melhores banqueteiros do Brasil para trazer dicas de como preparar uma ceia sem fazer feio e surpreender os convidados.

A dica unânime é que o segredo para a noite ser um sucesso está em organizar e planejar tudo com antecedência. “Faça uma lista com todos os itens que devem ser providenciados para receber sua família”, aconselha Vivi Barros, do Buffet Vivi Barros. Isso ajuda a simplificar as coisas, nessa época tão corrida do ano. Saber o número de convidados é outro ponto que facilita na hora de calcular quantidades de comida e bebida. A banqueteira Mônica Dajcz sugere providenciar, por pessoa, 100g de entradas frias, 200g de carne, ave ou peixe, e 100g de guarnições e massas.

Caprichar na decoração tanto do ambiente, quanto dos pratos, é garantia de elogios. Já que se trata de uma data festiva e tradicional, fica impossível errar com uma mesa clássica montada com sousplats, talheres, taças e arranjos natalinos. Mas para quem prefere um jantar mais descontraído, “vale deixar os pratos disponíveis em uma ‘ilha’ para os convidados se servirem à vontade”, diz Daniela Kishimoto, do Zest Cozinha Criativa. O Natal também não precisa ser sempre vermelho e dourado, avisa Mônica Dajcz, “podemos ousar com simplicidade montando uma linda mesa branca com travessas douradas ou prateadas, velas e arranjos florais em tons de marrom, por exemplo”. Usar ervas, pimenta, alecrim, cravo e canela para enfeitar as travessas, como sugere Neka, da Neka Gastronomias, dá um charme a mais.

Na hora de pensar no cardápio, Leandro Linhares, do Buffet França, lembra que é importante não dispensar itens típicos, “principalmente o peru, a rabanada e as sementes”. Os irmãos e chefs Adriana e Alexandre Cymes, à frente do Arroz de Festa, ainda incluem bacalhau, castanhas e farofa como itens obrigatórios. “Providencie alguns aperitivos como castanhas, nozes e frutas secas e não se esqueça de deixar um champagne bem gelado”, lembra Juliana Fusco, sócia do Divani & Fusco. As sobremesas devem estar em harmonia com o menu principal e ter opções para todos os paladares, como uma de chocolate e outra de frutas secas, exemplifica Mônica Dajcz. Receitas leves também são boas pedidas, como a charlote de frutas vermelhas da Divani & Fusco.

A opção mais segura para quem não quer errar, porém, ainda é contratar um buffet para pedir a ceia completa ou pratos avulsos para complementar o jantar. “Existem várias opções disponíveis, que vão desde ceias em supermercados. O importante é confiar na qualidade”, diz Zazá Piereck, do carioca Zazá Bistrô. Muitas empresas de catering apostam na busca pela praticidade e oferecem serviços desse tipo, como o Boutique Gourmet, de Vivi Barros, com pratos semi-prontos para servir, ou o Zest in the Box, com opções refinadas como peras ao vinho com especiarias, novidade da casa para este ano, além da tradicional torta rústica de maçãs.

Alguns oferecem até opções montadas de menu para facilitar a escolha dos pratos, como o Arroz de Festa, com cardápios para 12, 18 ou 24 pessoas com delícias como o peru assado com molho de castanhas portuguesas, o terrine de bacalhau e a torta trufada de chocolate com crème anglaise de sobremesa (é possível encomendar até o dia 19/12, clique AQUI para saber), ou o Buffet Christian Formon, que traz opções mais ousadas em menus para 10 a 12 pessoas, como terrine de salmão com vinagrete de manga, alcaparras e erva doce, e o patê de foie com pistache (é possível fazer encomendas até o dia 20/12, clique AQUI para saber mais).

Para quem prefere se arriscar no fogão, a dica do Chef Julio Perinetto para os aventureiros não enlouquecerem na cozinha é evitar preparações que levem cocção em chama e dar preferência a receitas práticas, como um risoto, por exemplo. “É interessante resgatar os pratos preferidos da família, envolver as pessoas, cada um pode preparar um prato, por exemplo”, também diz Neka, que recomenda usar ingredientes mais elaborados, como carnes nobres marinadas em bebidas alcoólicas e frutas em compotas.

Se você é mesmo do time que quer por a mão na massa, também vale a pena conhecer a proposta do Les Gourmands Club (veja AQUI) e tentar fazer essa receita fácil, rápida e deliciosa sugerida pela Neka. Anota aí:

Brownie de colher da Neka

Rendimento: serve 6 pessoas
Tempo de preparo: 50 min

Ingredientes:
- 6 colheres de sopa de farinha de arroz
- 6 colheres de sopa de cacau em pó
- 315 gramas de chocolate meio amargo picado
- 315 gramas de manteiga
- 6 ovos
- 1 colher de chá de fermento
- 4 xícaras de açúcar de confeiteiro

Modo de preparo:
- Derreta a manteiga em banho-maria e derreta o chocolate no microondas
- Misture a manteiga e o chocolate até formar um creme uniforme
- Bata os ovos com o açúcar até espumar
- Adicione ao creme de chocolate o cacau em pó, a farinha de arroz, e os ovos batidos com açúcar, misturando delicadamente com movimentos de baixo para cima
- Por último, adicione o fermento
- Leve ao forno (pré-aquecido) a 140°C por cerca de 30 min

Seja preparando a própria ceia ou contratando serviços de profissionais, é bom sempre pensar, como lembrou Daniela, do Zest, que no Natal “o importante mesmo é ter quem a gente ama por perto”!

Você também
pode gostar de...

Antena Yes

Casamento dos sonhos: dicas...

Quem nunca sonhou com um casamento...

Antena Yes

Mariana Bueno e Fernando...

Quando lembra a maneira como conheceu...

Materia

Natal e Ano Novo:...

O final de ano está se...