10/05/2019
Quando pensamos na decoração da nossa casa, imaginamos um lugar que nos aconchegue, onde podemos sentir amor, carinho, acolhimento e segurança. Mas, como garantir que o ambiente transmita essas sensações?
É aí que entra o conceito de decoração afetiva, ou seja, o uso de elementos de decoração que revelam memórias e sentimentos, e tornam cada espaço uma extensão de nós mesmos ou da família como um todo.
De acordo com a arquiteta e consultora de imagem do RP ESTÚDIO, Roberta Polito, cores claras, tecidos fluidos e estampas ajudam a compor esse tipo de decoração. “No geral, esses ambientes são mais casuais. Objetos de palha também trazer frescor e personalidade ao todo. Outra dica é utilizar detalhes como uma cortina de tecido com listras largas e cores frias em alguns móveis – como azul, verde ou cinza – que adicionam um toque moderno à decoração e equilibram o impacto causado pelos itens mais antigos”.
Combinações contrastantes, além do preto e branco, também trazem um ar jovial a casa. “A mistura entre o novo e o antigo deve ser feita de forma suave. Boiseries, molduras nas paredes e luminárias, fazem bem esse papel. Outra coisa importante, é manter peças com design de valor. Se for necessário, apenas restaure o móvel, trocando apenas o tecido de um estofado, por exemplo”.
Para finalizar, a arquiteta lembra que antigas peças de família podem ganhar novas funções como objetos de decoração.
(Fotos: Julia Herman)
Você também
pode gostar de...