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Sweet Home

Aprenda a relaxar com técnica de yoga nidra

09/10/2020

  • Reprodução

    Aprenda técnica para relaxar em casa.... Mas funciona muito melhor se for na Bahia!

   Levante a mão quem não está precisando de alguns instantes de relaxamento? Pois é, com a correria do dia a dia, as notícias de todos os dias, o trabalho, as responsabilidades, e tudo o que faz parte das nossas vidas, parece que fica cada vez mais difícil relaxar.

   Mas, como difícil não significa impossível, trouxemos para você uma dica daquelas que valem ouro!

   Helena Peirão, coordenadora do Spa Shamash Healing do Txai Resort Itacaré, ensina a técnica da Yoga Nidra, uma prática antiga de relaxamento profundo induzida por uma meditação guiada que deixa a pessoa fica completamente relaxada fisicamente, mas com a mente consciente e clara (só evite fazer com sono, pois é provável que você durma antes de terminar, rsrs).

   Vamos lá?

   - Para começar, procure um lugar calmo, fique na posição de meditação e tente permanecer imóvel pelo tempo da prática. Eleve o braço direito acima da cabeça no mesmo instante que caminha com a ponta dos dedos da mão esquerda pelo chão para alongar toda a lateral do pescoço. Lembre-se de respeitar seus limites! Respire e repita do outro lado.

   - Entrelace os dedos atrás da nuca e force a cabeça para baixo, encostando o queixo no peito. Depois, entrelace os dedos novamente e estique os braços para trás, estendendo bem o corpo e olhando para o céu. Gire a cabeça de um lado para outro em movimentos lentos.

   - Eleve o braço esquerdo acima da cabeça e inspire. Em seguida, gire o queixo em direção ao braço esquerdo mantendo-o na altura da cabeça e atrás da orelha. Não se esqueça de manter a respiração e observar o descanso da sua consciência. Repita o mesmo movimento do outro lado.

   - Volte para a posição inicial, deite-se de costas no chão, estique as pernas e deixe pés e mãos alongados para o alto. O objetivo desse exercício é estirar todo corpo. Na sequência, a mão esquerda segura o punho direito. Repita o mesmo movimento do outro lado.

   - Desça os braços ao longo do corpo, coloque duas almofadas abaixo dos joelhos e outra no pescoço. Deitado sobre o solo, abrace seus joelhos e traga-os contra o tórax, mantenha essa posição por 10 segundos. Solte as pernas sobre as almofadas e descanse.

   - Deite-se de costas no chão com duas almofadas posicionadas abaixo dos joelhos e a outra no pescoço. Fique de olhos fechados, pernas esticadas e braços esticados também ao lado do corpo, cerca de 30cm de distância. Observe o contato do seu corpo e com as almofadas, e comprometa-se a não dormir a partir deste momento.

   - Visualize o calcanhar direito, peito do pé direito, dedos do pé direito, batata da perna direita, joelho, coxa, cintura lateral direita, axila e ombro. Desça com sua consciência pelo braço direito, cotovelo, dorso na mão direita e sinta a energia na palma da mão direita, polegar, indicador, dedo médio, anelar e mínimo. Toda a lateral direita da ponta dos dedos do pé até a ponta dos dedos da mão direita. Em seguida, sinta a diferença entre a lateral direita e esquerda. Repita o mesmo processo no lado esquerdo.

   Gostou? Então acompanhe toda a prática nesse vídeo com a professor Helena.

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