Yes Wedding

O site YW está em manutenção por conta da nova versão e em breve o login estará normalizado. Obrigada pela compreensão

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Pinterest
O Yes Wedding tem o maior prazer em receber suas sugestões, opiniões e comentários. Quanto as dúvidas individuais, conforme formos recebendo, tentaremos transformá-las em pautas de matérias futuras. Obrigada e volte sempre!

Contato

contato@yeswedding.com.br
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Pinterest

Matérias

Os acompanhantes da noiva

18/07/2011

  • Marcia Charnizon

Não há como negar que pajens e daminhas são parte encantadora da cerimônia. Há quem fale que esses lindos personagens do cortejo, que antecedem a entrada da noiva, surgiram na Igreja Anglicana, da Inglaterra, como uma adaptação do cargo de Pajem de Honra, no qual filhos de nobres ganhavam papel de destaque em cerimônias importantes nas quais estivessem presentes os governantes do Reino Unido, como coroações, eventos oficiais e outros. A nobreza então adotou também o Pajem no cerimonial de casamento, e essa tradição se espalhou para outros países.

Já as daminhas antigamente eram mulheres adultas, como ainda acontece nos Estados Unidos, por exemplo. Existe uma história que diz que na Idade Média, a “primeira noite” de uma recém-casada devia ser com o senhor feudal, mas os parentes da noiva vestiam outras mulheres de forma idêntica para confundi-lo. Assim, o marido teria o privilégio. Outra versão é que as damas de honra vestiam-se como a noiva para evitar má sorte, confundindo os maus espíritos, já que todas se vestiam da mesma forma.

E, por falar em se vestir, o traje do pajem e o vestido da dama de honra devem ser escolhidos pela noiva, levando em consideração alguns dos mesmos critérios que são usados para o vestido branco: horário da cerimônia, local, estilo da festa, idade das crianças. Também é importante ter cuidado para não exagerar na roupa e acabar com a naturalidade dos pequenos. Eles têm uma beleza e espontaneidade natural, e podem até roubar a cena – no bom sentido, claro.

É comum mais de um casal de dama e pajem fazer parte do cortejo. Até dois ou três é um número normal para qualquer tipo de cerimônia. Grandes cortejos, com até oito crianças, só ficam bem em casamentos mais formais e suntuosos. Detalhe final: o ideal é que as daminhas estejam com o mesmo traje, porém, se as idades forem muito diferentes, elas sempre devem ter o mesmo estilo e cores para formar um conjunto harmonioso.

Mas o YES WEDDING sempre gosta de lembrar que quem faz as regras e devem realizar seus sonhos no seu grande dia são os noivos, às vezes simplesmente não devem se importar com o que os outros fazem, falam ou como deve-se fazer.

** Seguem referências de daminhas e pajens pelo nosso ACONTECE (clique no título para ver cada uma das galerias): daminha no campo, brilho para as daminhas, linda, linda! , linda daminha, um pouco de cor nas pequenas, destaque para a daminha, pajem de branco, fofuras coloridasChanel e Vera Wang, muito fofas e lúdicas, acessórios para daminhas, para daminhas no frio, na janela, fofuras, asas, daminhas de vermelho, imaginação, Sofia, uma daminha especial, desde sempre, fofos, abraço sincero, sapatinhos, daminha noiva, daminhas na web, anjinha, novidade para as pequenas, fofa, elas merecem,  Emanuelle Junqueira aposta nas daminhas, benção especial, daminhas com cores, daminha de pano, sorriso com o coração, pajem fofíssimo, cheio de charme, lindo, convidado ilustre... Esses são apenas alguns exemplos, mas pela busca do site você encontra um montão desses fofos, vale a pena xeretar!

Você também
pode gostar de...

Materia

O penteado de noiva...

Ah, as celebridades. Sempre que uma...

Antena Yes

Cláudia Raia e Jarbas...

Celebrando seu primeiro ano de casados,...

Antena Yes

Noiva de preto: Lydia...

Desde que se conheceram, há 12...