Yes Wedding

O site YW está em manutenção por conta da nova versão e em breve o login estará normalizado. Obrigada pela compreensão

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Pinterest
O Yes Wedding tem o maior prazer em receber suas sugestões, opiniões e comentários. Quanto as dúvidas individuais, conforme formos recebendo, tentaremos transformá-las em pautas de matérias futuras. Obrigada e volte sempre!

Contato

contato@yeswedding.com.br
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Pinterest

Matérias

Histórias de Família por Cesar Giobbi

01/07/2014

  • Foto: Sergio Muricy
  • Foto: Layla Eloá
  • Foto: Layla Eloá
  • Foto: Layla Eloá
  • Foto: Marco Costa Photography
  • Foto: Renata Xavier

Por Cesar Giobbi

Casamento é uma festa de família. Por mais que os pais dos noivos convidem seus amigos, para retribuir tantas outras festas, que os noivos queiram centenas de outros jovens ao seu redor, não há como deixar de lado os familiares. Os mais próximos pelo menos. É claro que há clãs gigantescos que, só eles, já dariam uma festa. E muitas vezes não é possível convidar a todos. É comum ouvir: “Convidei só os tios. Os primos todos não iriam caber”. Ou: “Convidei só os primos. Os filhos dos primos são uma multidão!” Eu sei que é um problema. Quem já não passou por isso? Cortar uma lista de casamento é das coisas mais difíceis. Cortar no “sangue” é ainda mais. Porque os cortados, por mais distantes, vão se sentir preteridos. E dá uma culpazinha, lá no fundo, que fica para sempre.

É claro que, quando os noivos descem do altar, gostam de ver no corredor de saída os rostos mais íntimos. Mas depois, na festa, é emocionante reencontrar tios que moram em outra cidade e vieram de propósito. Ou os primos, que foram tão próximos na infância, no tempo das férias na fazenda, e que a vida foi afastando. É tão rápido o encontro, no meio de tantos cumprimentos, beijos e abraços. Mas faz tão bem ao coração. Você quer saber, em instantes, tudo o que aconteceu em anos de separação. E não dá tempo. Às vezes a prima apresenta o noivo, ou o marido, que você não conheceu porque ficou com preguiça de ir ao noivado ou casamento deles. Ou porque o seu noivo se recusou a ir... Família, uma relação complicada, que fica bem mais complicada quando duas famílias se juntam num casamento. O novo casal vai ter de administrar esses sentimentos e essas relações com muita diplomacia.

Na festa estão os avós, às vezes até os bisavós. Fato que está ficando cada vez mais difícil, já que as pessoas se casam cada vez mais tarde. Mas acontece. Esses estão lá, em lugar de honra, aparecem nas fotos, nos filmes. Mas e os demais? Tios e primos saem nas fotos? Eu diria que o ideal seria ter dois álbuns de recordação. Um com a festa, os amigos, os padrinhos. Outro só de família. É um documento que fica, e vai interessar muito mais este, aos filhos do casal, do que o outro, que só interessa ao casal. Com o tempo, vão perguntar: “quem é essa?” Talvez você tenha dificuldade para reconhecer uma irmã de sua avó, uma prima que sempre morou distante, mas poderá, com aquelas fotos, explicar um pouco a história da família aos seus descendentes.

E histórias de família são sempre ótimas: o tio que ficou muito rico, o outro que perdeu tudo, o que tinha muitas amantes, a tia que cozinhava tão bem, a outra que foi capa de revista, as primas que fugiam de noite para a balada, o primo que capotou tantos carros. Que Branca de Neve, ou Bela Adormecida! Seus filhos vão preferir muito mais este livro de histórias. Afinal, tudo aquilo, de alguma maneira, está no DNA deles também. Pensem nisso.
 

Você também
pode gostar de...

Antena Yes

Daniel e Victoria: Pedido...

Uma verdadeira comédia romântica! É assim...

Antena Yes

O segredo do relacionamento...

Manter um relacionamento requer muito comprometimento...

Antena Yes

Casamento é... Um compromisso...

Foi em um longo belíssimo feito...