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Matérias

Entrevista com Alexandra Fructuoso

01/08/2018

  • Fotos: Pedro Dimitrow

    Alexandra Fructuoso está à frente da Maison Alexandrine

  • Espaço foi criado para proporcionar bem-estar às clientes

  • Processo de criação é minucioso

  • Trabalho dedicado de cada profissional dá vida às peças

  • Espaço tem decoração impecável em cada sala

  • Tudo para que as noivas e clientes se sintam bem recebidas

Por Fernanda Suplicy

   Alexandra Fructuoso tem todos os atributos que levariam uma mulher a ter um certo “nariz em pé”, mas está muito distante disso. Linda, poderosa, influente, rica e com uma família feliz (sete filhos, sendo um adotado aos 23 anos, quatro do casal, e dois de um relacionamento anterior do marido), ela é uma pessoa humilde, mão na massa, encantadora, generosa e que quanto mais conhecemos, mais nos apaixonamos. É fácil notar que ela faz qualquer coisa com muito amor, dedicação e inteligência. Em uma entrevista exclusiva ao YW, essa portuguesa radicada no Brasil desde os 19 anos, nos conta todos os detalhes de seu mais novo empreendimento de 870 m2 dedicados à moda, local escolhido para o editorial de capa da Revista YW #5.

   Yes Wedding – Você deixou uma posição como executiva na indústria farmacêutica para se dedicar à moda. Como foi essa ruptura?
   Alexandra Fructuoso –
Na verdade foi uma decisão bem calculada, planejada e muito consciente. Poderíamos dizer que antes eu me dedicava à saúde, agora me dedico ao tratamento da alma.

   YW – Como definiria a Maison Alexandrine? Qual é o perfil dos clientes que busca para a marca?
   AF –
É uma casa criada em torno de muita história, beleza e detalhes, na qual queremos envolver clientes de todos os perfis, proporcionando bem-estar enquanto apreciam o lançamento de nossas coleções ou simplesmente deliciam-se com um cappuccino. Oferecemos produtos que vão de cem a cem mil reais. Qualquer um pode desfrutar de um vinho da casa, seja tomando entre amigos ou oferecendo um presente, e, poderá comprar desde uma vela aromática, itens de joalheria contemporânea, lingeries, até exuberantes vestidos de festa. Queremos que a marca seja um desejo compatível com todos os gostos e “bolsos".

   YW – O que esperar da Maison Alexandrine?
    AF –
Espere uma experiência que só quem passar por lá poderá entender, se envolver e desejar voltar. Pela simples viagem no tempo, com a nossa oficina de artesãos do Sec. XVIII; pela viagem histórica enriquecida nos pequenos e grandes detalhes, como por exemplo a serralheria da escada inspirada no Petit Trianon, Palácio localizado no interior do parque do Palácio de Versalhes; pela modernidade carismática de uma poltrona de “mármore” e de várias outras peças de mobiliário moderno, contrastando com a história do velho mundo. É um lugar para estimular e provocar a imaginação! Até local para as crianças fabricarem roupas para suas bonecas enquanto os maridos fumam um charuto cubano ou desfrutam um snack orgânico no rooftop, tem.

   YW – Madame Pompadour foi a inspiração para a criação do espaço. O que mais te encanta na história desse ícone francês? Você se identifica de alguma maneira com ela?
   AF –
Madame de Pompadour foi uma mulher excepcional, dotada de inteligência, encanto e beleza, que governava Versalhes, geria a agenda do Rei Luís XV, concedia favores, influenciava politicamente as decisões reais, apoiava artistas e pensadores e tornou-se uma empreendedora com a criação da fábrica de porcelana de Sévres. Foi uma das figuras francesas mais emblemáticas do século XVIII. Lançou filósofos como Voltaire e Jean Jacques Rousseau e pintores como François Boucher. Ela é uma fonte de inspiração, tanto nos negócios como na arte.

   YW – Como é o espaço da Maison dedicado às noivas? Porque decidiu ter esse espaço na Maison?
   AF –
Cada ambiente projetado para a Maison Alexandrine foi baseado nas minhas experiências como mulher, mãe e cliente, em busca de um espaço que englobasse a moda e proporcionasse momentos impactantes nas nossas vidas, nas festas de Bat Mitzvah, Debutantes – 15 anos, casamentos e aniversários em geral. A sala das noivas foi projetada para o momento de se dar o primeiro presente impactante de uma comemoração, relaxando e aproveitando de maneira tranquila, cercada de cuidados, em um lugar lindo e aconchegante, e finalizando com fotos incríveis tiradas nos cenários cinematográficos que foram desenhados especialmente para harmonizar e embelezar este dia tão importante.

   YW – Quais são as maiores mudanças no universo dos casamentos que notou, entre a época do seu casamento e hoje em dia, agora que está trabalhando com as noivas e com moda?
   AF –
Como tudo, estamos vivendo mudanças à velocidade da “net”. Já era incrível sentir mudanças a cada década, mas hoje estes intervalos são muito menores. Com certeza, o mais impactante foram as grandes produções, tanto em decoração, tamanho do bolo, grande número de convidados, entre outros “exageros” (preciso confessar que faço parte deste grupo!). Hoje, essas grandes produções continuam, mas com um número de convidados inferior ao de 5 anos atrás ou antes da crise. Também impressiona a criatividade de casamentos nos mais diversos lugares do globo ou da natureza do nosso país, como lindas praias, montanhas, ou simplesmente fazendas que nos fazem viver verdadeiras histórias de princesa. A facilidade logística trouxe a disponibilidade de produtos que antes eram raros e que, de maneira geral, mudaram drasticamente a produção de casamentos.

   YW – Se você fosse se casar hoje, como seria seu vestido de noiva?
   AF –
O meu vestido de noiva sempre remeteria ao tradicional, com véu e grinalda, imagem romântica e perfeita de uma noiva apaixonada e realizando um dos sonhos que a mulher deseja inconscientemente desde sempre. Mas eu e meu marido sempre falamos que ainda vamos voltar a casar no Tahiti, e lá os trajes são completamente diferentes.

   YW – Quem é para você uma noiva marcante na nossa história? Por que?
   AF –
Tenho um número considerável de noivas marcantes. Desde criança admirava os lindos e imponentes vestidos de noivas. Mas, com certeza, a que mais me marcou - porque foi uma verdadeira surpresa - foi o casamento de Carolyn Bessette com John F. Kennedy Jr. Seu vestido era um slip dress de cor pérola completamente liso!!! Foi incrível quando vi as fotos do casamento, porque foi inesperado, tão simples e tão bonito. O que tento expressar aqui é que o vestido é, de certa forma, um complemento. A noiva é o centro e é linda pela felicidade que vive naquele momento idilico. Nossa missão é mostrar esta felicidade individual e realizar seu sonho.

   YW – A Maison Alexandrine além da moda noiva, trabalha também com lindas criações de moda festa, inclusive para os famosos red carpets, tendo celebridades como Britney Spears, Paris Hilton, Ana Beatriz Barros, Ivete Sangalo, Carrie Underwood, Ashley Tisdale entre suas clientes. Qual é a emoção em vestir mulheres desta magnitude?
   AF –
Um grande privilégio, uma honra e claro, um orgulho! Afinal, são ícones que ditam a moda e as tendências e são admiradas globalmente.

   YW – Como é o processo de escolha de um vestido dos sonhos?
   AF –
Quando alguém vem pedir um traje "couture", nossa responsabilidade é apresentar o vestido supremo. Uma vestimenta que impressiona e mesmeriza a todos e deixa um rastro de desejo no ar.

   YW – Qual é o segredo do sucesso da Maison Alexandrine?
   AF –
Vou compartilhar com você o verdadeiro segredo que está por trás do sucesso e finalmente aquilo que eu considero que define o triunfo da moda. O segredo é simples e pode ser resumido em uma palavra - "UAU". Esta é a reação que buscamos quando nossa noiva faz a sua entrada! No dia mais mágico de sua vida, ela vai se apresentar frente a seus amigos, sua família, seu amor e, mais importante, frente ao espelho, e experimentar a manifestação suprema de tudo que é verdadeiramente belo, inspirador e apaixonante. Nossas roupas são vestidas para fascinar e encantar com sua beleza e alegria. E esta é a razão porque a Alexandrine tem um sucesso excepcional.

   YW – Falando sobre família, como é se dividir entre ser esposa, mãe de sete filhos e também empresária?
   AF –
Eu me sinto MULHER. Ocupada, realizada e amada.

   YW – Você e seu marido estão juntos há bastante tempo. Qual o segredo para um casamento duradouro?
   AF –
Costumamos brincar que não temos tempo de brigar porque ambos viajamos muito. Mas na verdade o segredo é o grande amor que nos uniu, o respeito, a dedicação à família e, com certeza também, a formação religiosa.

   YW – O que te levou a fazer um investimento deste porte (R$ 20 milhões) em um momento tão delicado da economia e em um mercado tão concorrido?
   AF –
Quero responder por partes: Quanto ao investimento e à economia, o mundo é pequeno e a Alexandrine é uma marca Brasileira servindo um publico muito maior que o Brasil! Hoje em dia tomamos sorvetes importados no Brasil, então por que não exportar nossa mão de obra especializada e reconhecida mundialmente? Valorizo o trabalho do artesão e, no que depender de mim, as rendas brasileiras serão uma referência mundial. Tal qual a nossa admirada Embraer. No tocante à concorrência, acompanho a moda assiduamente desde pequena e conheço muito bem o mercado, tanto o nacional quanto o de fora, e posso dizer que não só não devemos nada a eles, como nosso design, detalhamento e acabamento estão ao nível das grandes marcas internacionais. Dito isto, claro que é uma questão de gosto, mas como você mesmo disse acima, vestimos a xpto a ptox e a yzka. É o máximo! O Presidente Obama disse recentemente em uma entrevista que este é o melhor momento da humanidade para estar vivo. Não concordo totalmente em vista da guerra vivida no Oriente Médio e a questão dos refugiados, mas certamente em questão de luxo e avanços da humanidade, ele esta certo! Finalizo com um convite para conhecer a nossa Maison, feita com todo o carinho para você.

   (Fotos: Pedro Dimitrow)

*Conteúdo publicado originalmente na Revista YW #5
            

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