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Matérias

Cheers!

23/01/2011

  • 100% Eventos

Música boa e bebida gelada. Para muitos cerimonialistas, estes são os dois ingredientes principais para uma festa dar certo. E hoje em dia, com tantos recursos e super produções, ficou fácil conquistar – e animar – os convidados. O serviço de bar está no hall dos que mais evoluíram. Empresas como a Help! Bar foram criadas apenas com a finalidade de incrementar o serviço. Estruturas são montadas estrategicamente perto da pista de dança, e fazem parte da decoração, seguindo o tema e a sofisticação.

Uma linda mesa simulando um balcão de bar glamouroso, decorada com pratarias, vidros, variedade de frutas, sucos, destilados, licores vira atração à parte e é ponto de encontro da festa, além de ser disputada a caminho da pista de dança. Para garantir a agilidade e a qualidade dos drinks, uma equipe de bartenders está a postos para servir e criar o que for pedido.
Isso sem falar nos figurinos, malabarismos com coqueteleiras e outros truques usados para incrementar ainda mais a noite. Nada a dever a Tom Cruise no filme Cocktail, de 1988.

A origem

A prática de misturar bebidas nasceu na Europa, por volta de 1850. Por serem proibidas, as bebidas alcoólicas eram fabricadas e vendidas em esconderijos, sem controle de higiene, resultando em um produto impossível de ser consumido puro. Os adeptos do álcool começaram a misturá-las e criaram novas receitas.

Entrevista com a Help!Bar

Qual o cálculo que se faz para saber a quantidade de bebidas que se deve servir num casamento?
Quantificar bebida não é uma tarefa fácil, pois temos que levar em consideração muitos detalhes, o ponto de partida é buscar apoio técnico com as próprias distribuidoras de bebidas, que tem expertise para auxiliá-los e com empresas de bar que possuem noções do consumo dos destilados mais consumidos. Para se chegar a uma quantidade estimada, algumas informações precisam ser levadas em conta: o número de convidados e perfil; o horário e duração da festa; os tipos de bebidas a serem servidas.

Algumas dicas importantes:

Tempo e Temperatura correta de bebidas:
As estações do ano influenciam no consumo e nos tipos de bebidas a serem consumidas, planeje dependendo da época, não economize no gelo e em drinks mais refrescantes no verão; e no inverno aposte nos vinhos tintos, assim como em drinks mais encorpados.
Reforçar as condições de temperatura das bebidas para perfect service nunca será demais, o budget nesta área é alto assim como suas exigências.
Contar com uma boa brigada de salão e bar;
Alguns anos atrás, montei um bar em um casamento na região da Toscana, e o Buffet Da Vittorio de Bergamo contava para o serviço de bebidas com uma pequena equipe de sommeliers. O tratamento e profissionalismo foi nitidamente notado por cada convidado. Devemos estar atentos na quantidade da mão de obra, mas principalmente na qualidade e no treinamento dispensado pelos diretores de buffets e bar, detalhes que passam despercebidos mas são de muita importância.

Consignação e Desperdícios;
Quando uma parte das bebidas do casamento é consignada o ideal é gelar 50% bem antes da chegada dos convidados, apartear do inicio do evento e ir controlando o fluxo de consumo para que a sobra de devolução seja pequena. Muitas vezes os garçons e bartenders precisam ter mais parcimônia ao servir uma taça de espumante ou vinho. O correto não é enchê-la até a borda do copo, dois dedos após a metade da taça é o mais indicado, caso um ou outro convidado queira um taça cheia ele manifestará sua vontade.

É necessário o serviço volante?
O serviço volante para vinhos,whisky e bebidas não alcoólicas normalmente fica a cargo do buffet e são fundamentais para o atendimento perfeito. Trabalhamos para buffets de assinatura, que deixam este serviço volante de bebidas em nossa total responsabilidade mas são como próprio nome diz, personalidades da gastronomia e querem estar envolvidos apenas com seu menu e com seus garçons que conhecem minuciosamente seus pratos e suas apresentações. Sempre recomendo servir as bebidas passadas no bar; assim, caso algum convidado não esteja encontrando um garçom volante, pode se dirigir ao bar e ser servido, funcionando como um apoio além dos drinks.

A quantidade de bares depende do número de convidados? Como funciona?
Os bares são quantificados dependendo do espaço e da planta do local da festa, e o número de convidados influi no tamanho da estrutura. Hoje a tendência é criar mega bares entre mesas e pistas de dança, fazendo uma separação com atendimento para ambos os lados. Um dos bons motivos para isso é que a carta de drinks está ficando mais sofisticada, assim como a exigência de nossos clientes. Anteriormente era costume dividir o bar nas laterais da pista ou mesmo num canto, mas isso tudo vem da inspiração dos decoradores que dão vida ao sonho dos noivas e noivos e usam o bar como um dos elementos deste grande cenário.

Qual o segredo do impecável serviço da HELP?
Servir algo a alguém e tornar este ato especial é uma arte, este é o nosso lema, mais que uma inspiração, é o que gostamos de fazer. Temos nossos valores muito bem definidos: profissionalismo, qualidade ,responsabilidade e transparência, assim com todo evento assumimos para nós o risco, minimizando qualquer falha com muita dedicação.

Uma receita para as leitoras do YES WEDDING

Gold Coast

Ingredientes:
50 ml Vodka
40 ml Suco de Limão
20 ml Xarope de Açúcar
5 ml Xarope de Blue Curaçau
Topo de Água com Gás
Açucar Mascavo com Pó de Ouro no fundo do Copo
Ramo de Alecrim

Modo de Preparo:
Em um copo Longo, adicione 3 colheres de Açúcar Mascavo com Pó de Ouro e fixe 1 ramo de Alecrim, reserve.
Em seguida, em uma Coqueteleira adicione 50 ml de Vodka, 40 ml de Suco de Limão, 20 ml de Xarope de Açúcar e 5 ml de Xarope Blue Curaçau, adicione o gelo e agite até resfriar.
Adicione algumas pedras de Gelo delicadamente no Copo e passe todo o liquido utilizando uma coagem fina e finalize com um Topo de Água com Gás.
Sirva com canudo e guardanapo.
 

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