Yes Wedding

O site YW está em manutenção por conta da nova versão e em breve o login estará normalizado. Obrigada pela compreensão

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Pinterest
O Yes Wedding tem o maior prazer em receber suas sugestões, opiniões e comentários. Quanto as dúvidas individuais, conforme formos recebendo, tentaremos transformá-las em pautas de matérias futuras. Obrigada e volte sempre!

Contato

contato@yeswedding.com.br
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Pinterest

Matérias

A mãe da noiva

12/05/2013

  • Cristina Nudelman (Foto: Debora Pitanguy)
  • Eduardo e Mariana (filha de Cristina Nudelman)
  • Vânia e Gabriel (filho de Cristina Nudelman)

Em homenagem ao dia das mães, o YES WEDDING enaltece o companheirismo de todas elas durante a vida de seus filhos, mas especialmente na fase dos preparativos que antecedem o casamento. É um momento especial onde as mamães são essências e – a grande maioria delas – ama ajudar e fazer parte de todos os detalhes. Vamos exemplificar com uma em especial que, ao saber do noivado de sua filha Mariana, se dedicou integralmente nos preparativos e de repente se viu fascinada pelo mundo wedding e criou o blog “Mother of the Bride”. Pouco mais de um ano depois, seu filho Gabriel também ficou noivo e ela continuou a ter o privilégio de partilhar suas experiências ♥. Cristina Nudelman nos concedeu uma gostosa e exclusiva entrevista que termina com um sábio conselho, aqueles de avó que a gente adora ;) . Boa leitura!

YW: Você poderia nos contar como foi organizar o casamento de seus filhos?
CN: A minha filha foi a primeira e tudo aconteceu repentinamente. Então os nossos planos (meu e do meu marido) deram uma reviravolta. A palavra de ordem passou a ser a agenda do casamento! Em um mês percorri os locais pra festas, participei de palestras, comprei todas as revistas de noivas, li todos os sites e blogs possíveis para me atualizar. Aí, como uma forma de extravasar e tentar me comunicar com outras mães de noivas, comecei a escrever um blog de casamento contando a minha experiência no dia a dia. Passei a ser a "Mother of The Bride".

YW: Como é a emoção de casar uma filha?
CN: Gigante! Casamentos são cheios de emoções... Quando em 1991 eu e meu marido vimos o filme “Father of the Bride” (O Pai da Noiva), em silêncio choramos. De mãos dadas, nos compatibilizamos com a história do filme e pude notar como meu marido também sofreria quando chegasse o nosso momento. Dezenove anos se passaram e aquelas cenas voltaram a minha mente e se misturaram com a nossa realidade. Nossa filha iria se casar! A emoção foi camuflada pela correria do planejamento e organização do casamento. Mas foi muito prazeroso. Minha filha Mariana sempre foi exemplar e me orgulho ao vê-la uma linda mulher, madura, talentosa, consciente de suas responsabilidades, plena! Para uma mãe, existe a satisfação do trabalho realizado. Filhos felizes, pais mais ainda! Sentimos o mesmo com nosso filho Gabriel, mas tudo foi muito mais tranquilo, tanto para mim como para a mãe da noiva, pois ambas, já não éramos mais "marinheiras de primeira viagem".

YW: Quais foram os momentos mais emocionantes?
CN: Minha filha e eu viajamos juntas para Miami para comprar o vestido. Foi muito bom e divertido termos este momento juntas. O mais especial foi quando ela estava experimentando um dos vestidos de noiva e no minuto que ela se viu no espelho, caiu em prantos. Era aquele, era o sinal. Nos olhamos e em silêncio nos abraçamos emocionadas dentro do provador. Também fui com minha nora em Miami para comprar do vestido dela. Tive grande responsabilidade pois eu falava com ela e, ao mesmo tempo, com sua mãe Sandra, que estava no Brasil, pelo celular. Tirava fotos e fazíamos os comentários, entre nós duas. Amei a confiança e carinho da minha norinha neste momento. Foi um privilégio!

YW: Como foi o carinho que recebeu de seus filhos nessa fase?
CN: O carinho foi sempre grande de um lado e do outro. É uma via de mão dupla quando o relacionamento entre pais e filhos é bom. E isto se estende aos futuros cônjuges.

YW: Você se sentia livre para opinar e participar de tudo?
CN: Tanto a Mariana, minha filha, quanto a Vânia, minha nora, são mulheres que trabalham, independentes, viajadas, determinadas. O palpite neste caso tinha que ser dado com muito cuidado. Era como se fosse uma consulta. Elas me perguntavam daí eu respondia. Sempre busquei estar atualizada. Eu parecia um guia vivo de fornecedores (rs).

YW: Tudo saiu conforme o planejado? Mudaria alguma coisa?
CN: Eu teria aumentado o número de convidados. É um momento único. Se pudesse voltar atrás teria ficado mais tranquila quanto à lista de convidados.

YW: Tem algum conselho para as futuras noivas?
CN: Paciência e tranquilidade, pois é um momento que passa muito rápido. Tem que curtir. Invista em foto e vídeo, pois são as memórias que ficam deste momento.

YW: Gostaria de deixar uma mensagem homenageando as mães?
CN: Quero destacar o papel da mãe de noiva. Hoje, as "brides to be", muitas delas, com suas carreiras já estabelecidas, procuram apoio e orientação da mãe no planejamento de um dos dias mais importantes de suas vidas, mas já tendo suas próprias ideias. Nós, mães de noiva, temos que saber que nossas filhas querem de nós apoio e uma atitude positiva, jamais controladora! A nossa opinião muitas vezes não tem nada a ver com o sonho da nossa filha, ou da nora, dos noivos, mesmo que nós mães, estejamos financiando o casamento. Não é a nossa vontade ou nosso gosto que ditam as regras. Não é o que está em jogo neste momento! Como mães, devemos nos orgulhar de como criamos nossos filhos para serem independentes, mulheres e homens de opinião e que sabem andar com suas próprias pernas! Muitas vezes, mãe e filha podem pensar da mesma maneira e terem opiniões parecidas - que maravilha -, mas isto não é a regra. Devemos nos lembrar que num processo de casamento tem duas famílias envolvidas e que outra vai ser constituída. Harmonia é a palavra de ordem, invista nesta nova família que se inicia! Coloque em prática todo o seu savoir faire: mãe é generosidade, compreensão e colo. Esteja linda no casamento do seu filho ou filha, dia tão maravilhoso e que lhe reserva fortes emoções! Eu ainda estou curtindo... Aliás, vocês sabiam que agora vou ser vovó? Um grande beijo a todas e Feliz Dia das Mães! 

Você também
pode gostar de...

Antena Yes

Victória Veríssimo e Flávio...

Decidida e sabendo bem o que...

Materia

Como evitar e tratar...

Você tem ou já teve pelos...

Antena Yes

Theodora Warre e Anthony...

O charmoso jardim de Uppark, construção...