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Beleza

Nutrição e TPM

28/09/2018 por Dra. Daniela Jobst

  • A tensão pré-menstrual atinge muitas mulheres

  • Nesse período é comum elas consumirem mais carboidratos e gorduras, mas esses alimentos levam ao ganho de peso 

  • Exercícios físicos podem ajudar a diminuir os efeitos da TPM

  • E sempre procure um nutricionista!

   A TPM (tensão pré-menstrual) é um mal que atinge muitas mulheres. Para algumas é um período de intenso estresse, irritabilidade, alteração de humor, tristeza, e compromete, muitas vezes, o relacionamento no ambiente familiar e profissional.

   Além das alterações no humor, outros sintomas muito comuns são comportamento depressivo, impulsividade, aumento do apetite, desejo por doce e confusão mental, fadiga, inchaço, insônia, aumento de peso temporário, enxaqueca, presença de edema nas extremidades, constipação intestinal e diarreia.

   Nesse período, quando o apetite aumenta, algumas mulheres passam a ingerir, principalmente, mais carboidratos e gordura. A ingestão de carboidratos pode ser explicada pela diminuição dos mediadores de serotonina nessa etapa do ciclo menstrual.

   Quando a mulher consome algum alimento fonte de carboidrato, ela tem um aumento na síntese de serotonina e o humor melhora. Com isso, a TPM pode levar ao ganho de peso com o passar do tempo.

   O consumo de alguns nutrientes específicos – como vitamina E, vitamina B6, magnésio, cálcio, manganês, ácidos graxos de cadeia longa e as isoflavonas –, podem ajudar a aliviar esses sintomas. Além do consumo desses nutrientes, a prática de atividades físicas também ajuda a amenizar os efeitos da TPM.

   Quanto ao consumo de alguns itens, como sal, açúcar, cafeína, produtos lácteos e álcool, este deve ser reduzido para auxiliar na diminuição da retenção de líquidos (consumo excessivo de sódio), irritabilidade (consumo excessivo de cafeína) e cólicas.

   Aliando uma alimentação saudável e adequada a pratica de atividade física é possível viver bem neste período!

   E lembre-se de sempre se consultar com seu nutricionista de confiança!

   Dra. Daniela Jobst
   Nutricionista – Clínica Jobst
 

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