Yes Wedding

O site YW está em manutenção por conta da nova versão e em breve o login estará normalizado. Obrigada pela compreensão

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Pinterest
O Yes Wedding tem o maior prazer em receber suas sugestões, opiniões e comentários. Quanto as dúvidas individuais, conforme formos recebendo, tentaremos transformá-las em pautas de matérias futuras. Obrigada e volte sempre!

Contato

contato@yeswedding.com.br
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Pinterest

Beleza

Natal e Ano Novo: curta as Ceias com saúde

21/12/2018 por Dra. Daniela Jobst

  • Fotos: Reprodução

    Quem nunca abusou da comida nas festas de final de ano?

  • Mas com alguns cuidados básico você consegue aproveitar e ainda manter o equilíbrio!

  • O mindful eating é uma técnica que ajuda e ainda traz muitos benefícios

  • Comece desacelerando e comendo mais devagar! Depois passe a se alimentar apenas para se sentir saciada!

  • Coma com atenção, percebendo cada detalhe do alimento e, coma sem culpa!

  • Por fim, escolha suas opções com atenção plena, priorizando a fome física e conteplando a fome emocional

   O final de ano está se aproximando, e isso é sinônimo de festas, comemorações e confraternizações. Normalmente os alimentos consumidos nessas festas são extremamente calóricos, ricos em gordura e açúcar.

   Se você se cuidou o ano inteiro, teve uma alimentação equilibrada e praticou exercícios, não serão esses dois dias de festas que te farão engordar. Mas lembre-se: estamos falando de DOIS dias de festas e não da semana inteira. Comer as “sobras” durante a semana pode levar ao ganho de peso (de 1 a 4 kg) e, por isso, devemos sempre estar conscientes das nossas escolhas.

   Aproveite o momento com as pessoas que você ama, selecione o que quer comer, aquele alimento que te lembra da infância, ou então, aquela receita especial, algo que realmente valha a pena. O segredo para não engordar nesses dias é ter atenção, mastigar, comer conscientemente e fazer algumas estratégias de compensação no dia seguinte.

   O que faz você engordar nesses dias são atos como: mastigação ineficiente, comer sem atenção, comer por comer ou por obrigação (aquela receita que sua tia faz e você nem gosta), o exagero alimentar e o excesso de bebida alcoólica.

   Mas, algumas dicas básicas podem te ajudar muito a manter refeições saudáveis nesse período:

   - Para uma refeição equilibrada, eu prato deve conter um alimento de cada grupo: Cereais (arroz, farofa, batata, mandioca, etc.); Carnes (carnes em geral, dê preferência carnes magras); Hortaliças (verduras e legumes, neste grupo você poderá ter mais de uma preparação); Leguminosas (feijão, ervilha e lentilha) e Frutas.

   - Na véspera de Natal e Réveillon normalmente comemos diversos tipos de pratos e com isso consumimos calorias em excesso. Por isso, durante o dia, procure fazer uma alimentação mais leve à base de carnes magras, vegetais folhosos e muita água.

   - Durante a ceia, faça apenas um prato. Não fique repetindo.

   - Muito cuidado com o excesso de bebidas alcoólicas. Escolha apenas um tipo de bebida para consumir durante a noite e beba com moderação. Durante o consumo do drink beba água (muita água).

   - Coma apenas uma sobremesa. Escolha a sua preferida e aproveite!

   - Tire o foco da comida, o mais importante é estar com os amigos e com a família.

   - Coma devagar, preste atenção no que você está consumindo. Priorize suas escolhas e não fique pensando no que você não conseguiu comer. Pratique o mindful eating*.

   Mas, e quanto ao dia seguinte? Bom, para se livrar dos excessos seguem algumas dicas para o pós-festas:

   1. Durma no mínimo 7 horas;
   2. Beba 2 litros de água alcalina;
   3. Prefira alimentação mais verde e líquida;
   4. Comece o dia com um suco verde (a base de vegetais, água de coco e 1 fruta);
   5. Beba 1 copo de água com 1 colher de sopa de vinagre de maçã orgânico;
   6. Faça 20 minutos de atividade física;
   7. Tome um café da manhã líquido, um almoço leve a base de vegetais e proteínas magras e, se possível, uma sopa de legumes no jantar, ou repita o padrão do almoço;
   8. Se abusou do álcool prepare um suco antirressaca: 150 ml de água de coco + 1 pera + 1 fatia fina de abacaxi + rodelas de gengibre

   E lembre-se: DIVIRTA-SE E PROCURE MANTER O EQUILÍBRIO!!
   Boas Festas!

   Dra. Daniela Jobst
   Nutricionista – Clínica Jobst

   *Mindful eating: técnica que propõe comer com atenção plena e ajuda seus praticantes a manter alimentações mais saudáveis.
 

Você também
pode gostar de...

Viagem a dois

Joe e Sophie: lua...

Depois de uma animada troca de...

Antena Yes

Vestidos para noivas despojadas...

Popular no mundo da moda por...