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Beleza

Fuja das dietas da moda!

27/05/2020 por Dra. Daniela Jobst

  • Reprodução

    Esqueça as dietas da moda! Procure um especialista e emagreça com saúde!

   Dieta Dukan, low carb, jejum intermitente, chás que desincham. Não faltam promessas milagrosas para perder peso de maneira rápida e sem esforço!

   Mas, apesar de tantas opções e novidades que surgem a cada dia, o ideal é sempre seguir as orientações de um nutricionista para que o processo de emagrecimento seja feito com saúde.

   Primeiro, vamos entender como funcionam algumas dietas da ‘moda’.

Dieta Dukan: dividida em fases, começa com uma alimentação rica em proteínas, mas sem variedade de vegetais e frutas. Aos poucos, é feita uma reintrodução alimentar.

Dieta Low Carb: podendo ter até 40% de carboidratos (cerca de 80g a 150g por dia), nessa dieta acontece a redução e não a exclusão dos carboidratos. Há, ainda, o aumento no consumo de fitoquímicos e gorduras boas.

Chás emagrecedores: costumam ser a mistura de ervas e flores com ação diurética e energética.

   A grande pergunta é: será que funcionam? Bom, a verdade é que nenhuma dieta ou produtos faz milagres. O que nos faz emagrecer da maneira correta é uma mudança de hábitos.

   Para uma perda de peso realmente saudável, o primeiro passo é mudar sua mente. Depois disso, que tal começar a consumir mais fitoquímicos (como legumes, frutas e verduras)? Mesmo que ainda mantenha hábitos ruins, já é um começo.

   Em seguida, e o principal, é procurar a ajuda de um profissional que indicará o melhor caminho para você. Afinal, a dieta certa é aquela que pode ser mantida pela vida como parte de uma vida saudável.

   Não podemos nos esquecer de que o uso de dietas da moda agrava o efeito sanfona e as pessoas podem desenvolver algum tipo de compulsão alimentar, como anorexia ou bulimia, caso não sejam acompanhadas por um médico ou nutricionista.

   Para dar o primeiro, que tal incluir alguns ou todos os hábitos da listinha abaixo no seu dia-a-dia?

1. Faça uma boa ingestão de água diariamente (2 litros);
2. Inclua duas porções de frutas por dia na dieta;
3. Consuma verduras e legumes diariamente;
4. Reduza os carboidratos ruins (farináceos, açúcar, doces, bolachas, bolos, torta, por exemplo);
5. Mastigue adequadamente (várias vezes antes de engolir);
6. Coma com calma e tenha atenção plena nos momentos de se alimentar;
7. Faça uma avaliação para saber como estão os exames bioquímicos;
8. Identifique possíveis intolerâncias ou sensibilidades alimentares;
9. Pratique atividade física no mínimo três vezes por semana.

   Depois, procure um profissional de confiança e garante sua saúde acima de tudo!

Dra. Daniela Jobst
Nutricionista – Clínica Jobst
 

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