09/08/2019 por Dra. Daniela Jobst
Quem nunca teve uma dorzinha de cabeça não é mesmo? Sensação até comum para a maioria das pessoas, essa ‘dorzinha’ pode ser um tremendo incomodo se vier acompanhada de sintomas como náusea, sensibilidade à luz, vômitos e uma pressão na cabeça. Isso porque, nesses casos, a dor de cabeça comum dá lugar à temida enxaqueca.
Sem uma única causa exata definida, estudos já demonstraram que a enxaqueca atinge três vezes mais mulheres em todo o mundo.
Mas com algumas mudanças simples de hábito é possível reduzir a incidência das dores e até mesmo evitar novas crises. Entre as ações iniciais mais indicadas estão: excluir o consumo de refrigerantes, chás industrializados, sucos artificiais; reduzir o consumo de cafeína, excluir temperos artificiais do preparo de alimentos; evitar a ingestão de leite e derivados durante as crises; não ingerir alimentos com açúcar ou produtos diet; evitar o consumo frequente de pães e massas em geral, bem como de alimentos industrializados e bebida alcóolica.
Além disso, o consumo de produtos orgânicos ou biodinâmicos – ou seja, manter uma dieta baseada em comida de verdade –, além de consumir alimentos fonte de ômega 3 (salmão, atum, sardinha, linhaça, chia) e de triptofano (banana, feijão, semente de abóbora, chocolate amargo) é essencial.
Outros hábitos que ajudam no combate à enxaqueca é a prática de meditação, acupuntura, exercícios de respiração, garantir pelo menos 8 horas de sono por noite e se hidratar regularmente.
E se estiver em busca de um alimento anti-histamínico natural, pode investir no gengibre. Para te ajudar, seguem duas receitinhas com a iguaria:
Chá de gengibre com canela
* 1 cm de gengibre
* 1 pau de canela
* 180 ml de água
MODO DE PREPARO: Junte os ingredientes numa panela e leve ao fogo durante alguns minutos, até ferver, coe e depois beba quando estiver morno.
Água de coco com gengibre
* 200 ml de água de coco natural
* 1 col (sobr) de gengibre em pó
MODO DE PREPARO: Adicione o gengibre na água de coco e misture.
Agora lembre-se: antes de qualquer coisa, consulte seu médico para um diagnóstico preciso!
Você também
pode gostar de...